Novo Ensino Médio – O que muda para 2017/2018? Veja AQUI!

Na maioria dos países da América Latina, África e Ásia, a forma de ensino ainda é precária e em péssimas condições, sem nenhum atrativo para o jovem querer continuar na escola.

Com base nisso o Governo Michael Temer criou uma Medida Provisória (MP) que traz mudanças ao ensino médio do Brasil, já que no pais inteiro há uma evasão escolar de cerca de 1,7 milhões de adolescentes de 15 a 17 anos.

Essa emenda traz a proposta de tornar o ensino mais atrativo para os jovens diminuindo assim a evasão escolar e trazendo o jovem de volta a sala de aula.

Mudanças do Novo Ensino Médio


.
,

Com as mudanças o Governo Federal pretende fazer com que o currículo do ensino médio seja mais atualizado e flexível nos últimos três anos de escola dos adolescentes.

Essas mudanças ainda tem que ser publicada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que todas as escolas publicas e particulares sigam o modelo e o cronograma de aulas.

A BNCC ira definir as o cronograma escolar baseado nas seguintes matérias;

  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagem e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Ciências humanas;
  • Sociais aplicadas.

Com isso o Governo quer acabar com a defasagem do ensino médio, já que nas ultimas pesquisas mostraram que o Brasil esta estagnado na área da educação em relação a outros países da América Latina.

Carga Horaria

Não é só nas matérias que as mudanças vão ocorrer, mas também em relação a carga horaria. Antes o ensino médio tinha uma carga horaria de 800 horas anuais, com as mudanças a carga ira ser de 1,4 mil horas anuais.

Cada escola terá um prazo para fazer a mudança ao poucos, esse prazo será de 5 anos, mas a recomendação é que as escolas já ofereçam 1.000 horas anuais a partir de 2017.

O novo currículo que a BNCC ira distribuir, será obrigatório em todas as escolas e logo no primeiro ano de implantação devera ocupar pelo menos 60% da carga horaria total, sendo que os 40% restantes sejam preenchidos por matérias que cada aluno irá escolher.

E além disso, a escola oferecerá duas matérias obrigatórias (língua portuguesa e matemática), e o restante das matérias (como ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas, sociais aplicadas, filosofia, inglês, sociologia, artes e educação física) serão escolhidas pelo aluno com base na área que ele vai seguir profissionalmente no futuro.

Ensino Técnico

Outra mudança importante é em relação ao Ensino Técnico, com o crescimento dessa formação o Governo quer integrar o técnico ao ensino médio. Sendo assim, o aluno pode optar em fazer o curso técnico junto com a carga horaria do ensino médio e ao final dos três anos de ensino médio ele sairá com os dois certificados, podendo assim ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

Matérias Obrigatórias

O novo ensino médio tem como matérias obrigatórias a língua portuguesa e matemática nos três anos, já as línguas estrangeiras que não eram obrigatórias passaram a ser, como é o caso da língua inglesa, as outras línguas como espalhou ficara a critério da rede de cada escola em torna-la obrigatória ou não.

Escolas com Tempo Integral

A nova Medida Provisória também quer o aumento de escolas em tempo integral, e pretende que em até 2024 a metade das escolas de ensino médio adotem esse método.

Para as escolas de ensino infantil e fundamental a meta é de 25% para o mesmo ano, trazendo para os estudantes uma oportunidade de ter novos cursos e aulas extracurriculares, como, musica, balé, ginastica artísticas entre outras.

Prazo Para as Mudanças

O Ministério da Educação quer que a partir de 2018 todas as escolas estejam adotando o novo modelo, as escolas terão o ano de 2017 para se adaptarem para as principais mudanças.

Mas a lei definitiva esta em votação no Senado e é previsto que logo no segundo trimestre desse ano a lei seja encaminhada ao Presidente Michael Temer para a aprovação definitiva.

Com isso as escolas estão recebendo orientações sobre as mudanças e enviando seus professores para cursos preparatórios para exercer o novo currículo escolar.

O Governo Federal pretende com o novo ensino médio, deixar as escolas mais atrativas para os jovens, evitando assim o grande numero de evasão escolar.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (752 votes, average: 4,95 out of 5)
Loading...