INSS → Tabela 2017, Agendamento, Consulta e Extrato (AQUI!)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado em 1988 para a contribuição da aposentadoria dos cidadãos sendo eles de carteira assinada ou não.

O órgão é ligado ao Ministério da Previdência Social, que é responsável por receber e fazer os pagamentos para aposentados, pessoas com auxilio doença, pensão por morte, auxilio acidente e outros benefícios autorizados por lei.

Cada estado do Brasil pode instituir suas próprias regras e criando suas contribuições. Claro que tem que ter o aval do Ministério da Previdência Social.

Em que consiste?
O INSS consiste em ser um seguro que as pessoas contribuem ao longo da sua vida de trabalho e que repassa a renda aos contribuintes no ato de sua aposentadoria, fazendo o pagamento de salários por mês ou para contribuintes que não tem outra fonte de renda no caso de invalidez ou acidente.

O valor é descontado do trabalhador direto em folha com a taxa que varia de 8% a 11% dependendo do valor do salario mensal e trabalhadores autônomos pagam essa mesma porcentagem de acordo com o salario que querem receber quando estiverem aposentados.

Consultar o Extrato do INSS


.
.

O extrato é um comprovante de renda dos contribuintes, nele esta detalhado os valores e datas de recebimento de cada beneficio.

É possível pedir o extrato pela internet, lá contem o ultimo movimento do beneficio mas para extratos de meses anteriores o beneficiário deve comparecer a agencia da Previdência Social.

Nos bancos o contribuinte também pode pedir o extrato direto nos caixas eletrônicos, tendo o cartão e senha do beneficio.

Tabela de Pagamento

Como todos os anos a os benefícios do INSS serão pagos da mesma forma, os primeiros contribuintes a receber serão aqueles que ganham o salario mínimo, e sempre recebem no quinto dia útil de cada mês, para o contribuinte que que recebe acima de salario mínimo, começam a receber nos cinco primeiros dias de cada mês.

Logo abaixo segue a tabela atualizada do ano de 2017:

INSS tabela 2017

Lembrando, se a data de pagamento cair no fim de semana ou feriados, a data de pagamento passara para o próximo dia útil.

Quem tem Direito?

Varias pessoas acham que o INSS é somente para aposentados mas seus beneficiados vão muito além disso. Podem participar do programa:

  1. Trabalhadores que não tem renda fixa: são contribuintes facultativos que não tem uma renda própria, esses devem se inscrever no programa e pagar como contribuinte individual, que pagam a taxa referente a porcentagem que querem receber no ato da aposentadoria.
  2. Auxilio doença: contribuintes que por uma doença grave fique fora do trabalho por tempo indeterminado, no caso ele passa por uma pericia e o medico do INSS dará um laudo com o tempo que o contribuinte ficara fora do trabalho recebendo seu salário ate a sua recuperação.
  3. Pensão por morte: é um beneficio que é pago aos dependentes do contribuinte falecido ou desaparecido, para ter direito a essa pensão o contribuinte deve ser segurado ao INSS e os dependentes devem estar com os devidos documentos (atestado de óbito ou B.O. do desaparecido) para que o benefício seja repassado a eles.
  4. Aposentadoria por Invalidez: se da quando o contribuinte é incapaz de exercer suas funções no trabalho permanentemente, primeiramente o trabalhador deve começar com o auxilio doença e depois do laudo medico ele passa ser aposentado por invalidez.
  5. Aposentadoria por Idade: esse é uns dos mais comuns dos benefícios, se da quando o contribuinte atinge a idade de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, e cada contribuinte tem que ter no mínimo 180 meses de contribuição ao INSS para pedir o beneficio.
  6. Aposentadoria por tempo de contribuição: esse beneficio ocorre quando o trabalhador contribui ao INSS em todos os seu anos de serviços prestados as empresas por onde passou, tendo que comprovar no mínimo 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos de contribuição para homens, não idade mínima mas a soma de tempo de contribuição mas a idade do trabalhador deve ser de 85 anos mulheres e 95 anos para homens.
  7. Salário Maternidade: é o beneficio que garante as seguradas do INSS a ter um salario mensal durante 4 meses depois do parto, adoção e aborto não criminoso, a trabalhadora deve logo após o nascimento ou adoção levar a Certidão de Nascimento para uma agência da Previdência Social para fazer o pedido do auxilio maternidade.
  8. Aposentadoria especial: é quando o contribuinte trabalha em profissões de risco, como agentes químicos nocivos a saúde e em condições que arriscam a sua integridade física e dependendo da profissão de risco o contribuinte pode se aposentar a partir de 15 anos de contribuição a Previdência.

Esses são os principais benefícios do INSS, mas todos eles devem ser seguidos por algumas regras:

  • Possuir no mínimo 12 contribuições para não ter carência;
  • Possuir qualidade de segurado;
  • Comprovar doença, invalidez, gravidez, tempo de serviço e tempo de idade que torne o trabalhador temporariamente ou permanentemente incapaz de trabalhar;
  • No caso de trabalhador ainda com o contrato de trabalho ativo, deve estar afastado do trabalho há pelo menos 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias);
  • Em caso de invalidez ou doença o trabalhador deve comparecer a uma agencia da Previdência Social periodicamente para ser examinado pelo Médico responsável do órgão.

E sempre que o contribuinte for pedir um desses benefícios, sempre esteja com os documentos necessários.

Agendamento para Perícias Médicas

Inss agendamentoA Previdência Privada tem como critério o agendamento da pericia medica, que consiste em apurar e validar os benefícios dos segurados, ou seja é o Médico escolhido pelo INSS que vai avaliar e fazer o diagnostico do trabalhador.

Então se o segurado procura o INSS por doença, invalidez ou acidente, é o Medico da Previdência que vai dizer se o segurado esta mesmo impossibilitado de voltar as sua funções trabalhistas.

Mas enfim o agendamento tem a finalidade de deixar esse atendimento médico mais cômodo para os segurados, já que a maioria esta impossibilitados de ficar em fila de espera por muito tempo devido as suas condições físicas.

Onde fazer o agendamento?

No site da Previdência Social o segurado faz o agendamento direto da sua casa pelo seu site oficial, deixando assim o atendimento mais ágil. Acesse este site: http://www2.dataprev.gov.br/prevagenda/OpcaoInicialTela.view

Agendar INSS

Para fazer o agendamento o trabalhador deve ter os seguintes documentos em mãos:

  • Número do PIS;
  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de trabalho;
  • Número do Beneficio (caso o trabalhador já esteja cadastrado e recebendo algum tipo de beneficio).

Caso o trabalhador não tenha condições de comparecer a uma agencia no dia da pericia, o INSS disponibiliza um procurador para responder pelo segurado na data marcada do exame.

Seguindo algumas regras todos tem o direito de ser segurado pelo INSS e lembre-se de sempre manter sua taxa paga em dia e verifique se a empresa em que trabalha esta recolhendo o beneficio de acordo com a lei, caso isso não aconteça procure o Ministério do Trabalho e exija seus direitos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.142 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...