FGTS Inativo: Consultar saldo e extrato da conta inativa – Passo a passo Completo

FGTS Inativo – O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), foi criado em 1966, no inicio o programa era somente uma garantia de emprego, uma estabilidade que garantia ao empregado com 10 anos ou mais de carteira assinada em uma empresa a não ser mandado embora a não ser por demissão de justa causa.

Nos dias de hoje ele é um deposito mensal referente ao salario do funcionário, que os donos de empresas são obrigados a depositar em uma conta bancaria na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, essa conta deve estar no nome do empregado.

O Fundo, é uma ajuda ao trabalhador, caso ele seja demitido, se for afastado por doenças ou quando a empresa decrete falência, e não pode ser descontado do salário do funcionário as custas são obrigações da empresa.

Consultar e Tirar o Extrato das Contas


.
.

Quando o contrato de trabalho esta ativo e os depósitos estão sendo feitos corretamente, a cada dois meses você ira receber em sua casa uma carta com o extrato da sua conta do FGTS inativa, por isso é muito importante que o seu endereço esteja sempre atualizado.

Extrato pela Internet

Agora para as contas inativas, você precisar ter em mãos o número de NIS (PIS/PASEP) e da senha da internet cadastrada pelo site da Caixa Econômica Federal usando a senha do Cartão Cidadão para consulta de extratos pela Internet.

  1. Primeiro é preciso entrar na Caixa Online através deste link abaixo:
    https://servicossociais.caixa.gov.br/internet
  2. No primeiro campo, digite seu NIS, PIS ou SEP (você encontrará na sua Carteira de Trabalho):
  3. Digite sua “Senha Internet” no próximo campo:
  4. Clique em “OK”:
  5. Não possui a “Senha Internet”? Então clique neste botão e preencha os dados:
  6. Pronto! Você já pode tirar seu Extrato 🙂

Extrato pelo caixa eletrônico

Para consulta direto no caixa eletrônico, você também deve estar com o Cartão Cidadão e a senha que você cadastra na própria Caixa Econômica Federal.

Em todos os casos você ira ver todas as contas vinculadas do Fundo de Garantia ao seu nome, e o extrato detalhado durante os últimos 6 meses e vai apresentar saldo atualizado dos lançamentos de suas antigas contas.

Na tela do seu extrato você poderá ver:

  • Dados do seu cadastro;
  • Dados cadastrais das empresas onde trabalhou;
  • Data atualizada do Saldo de sua conta;
  • Lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) do mês da consulta e de todos os 6 meses anteriores.

E em todas as formas de consultar o extrato, você ira encontrar todas as informações e orientações detalhadas sobre a forma e critérios pra realizar as consultas.

O que é FGTS Inativo?

Esse caso do FGTS inativo, se da quando o empregado pede demissão ou é demitido por justa causa, com isso o valor do fundo fica retido na conta criada quando o funcionário foi registrado.

Quando o contrato de trabalho é encerrado, essa conta para de receber a porcentagem do salário, a não ser pelos seus rendimentos, atualmente cada conta do FGTS rende 3% ao ano.

Assim as contas que foram criadas no inicio do contrato de trabalho param de receber depósitos e depois de três anos sem ter nenhum movimento essas contas ficam inativas.

Entretanto…

Mas isso pode mudar: o Presidente Michel Temer anunciou que as contas do FGTS inativas, até dia 31/12/2015 serão restituídas. Ou seja, você poderá sacar seus rendimentos dos seus empregos anteriores.

Essa medida é uma tentativa do governo de reaquecer a economia do pais e não haverá limites para saque, o trabalhador poderá usar o dinheiro restituído para qualquer fim.

Não é como antes, que o trabalhador só podia sacar o dinheiro se fosse para comprar uma casa ou em caso de aposentadoria por invalidez.

Lembrando que o saque é só para as contas que estão inativas por conta de rescisão do contrato de trabalho, seja por demissão ou por justa causa, os contratos de trabalhos ativos não entrarão nesse programa.

Quem tem Direito?

FGTS Inativo quem tem direitoEm 1966 o FGTS era facultativo, ou seja só alguns empregadores pagavam a seus funcionários, mas em 1988 foi sancionada a lei que o Fundo de Garantia seria obrigatório para todos os trabalhadores.

Nos dias atuais todos os empregados tem direito, como trabalhadores rurais, urbanos, temporários, atletas profissionais (jogadores de futebol, vôlei, atletas da natação, atletismo, etc) e empregados avulsos tem direito ao FGTS inativo.

Para empregados domésticos a lei do Fundo começou a valer a partir de 2015, com isso as empregadas domesticas, babas, motoristas, porteiro, jardineiro, cuidadores de idosos começaram a ter a porcentagem do salario depositada.

Apenas trabalhadores autônomos e individuais ficam de fora do programa por não ter vinculo trabalhisco.

Todo o valor a ser recolhido do FGTS deve ser pago pelo empregador, nunca pago pelo funcionário. Se o seu patrão estiver cobrando essa taxa de você, imediatamente procure o Ministério do Trabalho e faça uma denúncia.

Como Sacar o Dinheiro

FGTS Inativo sacarNormalmente o FGTS inativo pode ser sacado pelo trabalhador na demissão sem justa causa (quando a empresa manda o funcionário embora), quando o contrato de trabalho acaba ou se a empresa decretar falência.

Mas também pode ser sacado no ato da aposentadoria por tempo de contribuição ou por invalidez, na suspensão do trabalho avulso no prazo de 90 dias ou no falecimento do trabalhador sua família tem o direito de sacar o fundo.

Se o trabalhador tiver uma conta vinculada ao seu nome por 70 anos, portadores do vírus HIV, com doenças graves como câncer ou em estado terminal também podem sacar seu fundo tendo em mãos laudos médicos.

Casos especiais

No caso de necessidade pessoal e grave como desastres natural que tenha atingindo a casa do trabalhador, quando a situação de calamidade publica ou emergência, decretada pela devesa civil do município.

Para compra de moradias próprias, sendo Minha Casa Minha Vida ou outro tipo de financiamento imobiliário ou para quitação de parcelas do imóvel.

Fora esses casos o Governo Federal anunciou no ultimo 22/12/2016, que a partir de Fevereiro de 2017 serão anunciadas datas para saques de contas inativas do FGTS.

Importante!
As contas que serão liberadas são as que estão inativas ate 31/12/2015, e o trabalhador pode resgatar o dinheiro para qualquer fim, as datas de pagamentos serão de acordo ao mês de aniversario de cada pessoa assim como acontece com o pagamento do PIS.

O Que o Governo Federal Quer?

FGTS GovernoO Presidente Michel Temer no anuncio que fez sobre o saque do FGTS, afirma que a medida é uma tentativa de reerguer a economia do país já que o esperado é que cerca de R$ 30 bilhões de reais vão para o mercado, ele ainda explicou que não haverá limites para saques.

O Presidente também comunicou que os cálculos de saques chegara a R$ 42 bilhões de reais e que não ira prejudicar o Programa Minha Casa Minha Vida, que também usa os valores retidos do FGTS.

Bom, com toda a certeza esse dinheiro ira ajudar milhões de famílias que por conta da crise estão endividadas por conta do desemprego, e esperamos que realmente reaqueça a economia.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5.393 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...