Aposentadoria → Confira TODAS as Mudanças em 2017 (Exclusivo!)

A aposentadoria nada mais é que um beneficio dado a trabalhadores que por meio de vários critérios que podem se afastar temporariamente ou permanentemente do trabalho.

É um afastamento do trabalho ativo quando o trabalhador completa os anos determinado por lei para o desligamento da empresa onde trabalha, recebendo assim uma salario mensal que pode ser de um salario mínimo referente aquele ano ou um salario maior dependendo do valor que foi recolhido ao longo da vida.

Esse afastamento ou desligamento pode ser de varias formas como por exemplo:

  • Por Idade;
  • Por Tempo de contribuição;
  • Por Invalidez;
  • Compulsória.

Hoje em dia, cada país tem suas leis para a aposentadoria que seguem uma serie de requisitos para ser beneficiário de uma previdência social ou privada.

Calculo da Aposentadoria


.
.

No site oficial da Previdência Social (http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/simulacao/), o trabalhador tem a disposição um simulador para calculo da aposentadoria, com ele o contribuinte ira descobrir quanto tempo falta para ele se aposentar e o valor do beneficio baseado no salario mínimo do ano vigente. Ou seja se o cidadão fazer a simulação em 2017 o valor do salário apresentado será de R$937,00.

Para uma simulação correta o trabalhador deve ter em mãos sua carteira de trabalho e todos os comprovantes de pagamentos do INSS.

Mais alguns exemplos para fazer a simulação corretamente:

Aposentadoria Simulador

Validade da Simulação: toda simulação não garante ao contribuinte direito legal ao beneficio. Lembrando que o verdadeiro beneficio só é autorizado pelo INSS e segundo as novas leis da Previdência Social, quando chegar a hora real do cidadão fazer o pedido, o órgão ira realizar a apuração com mais critérios.

Simulação de Valor: para simular o beneficio corretamente é necessário adicionar primeiro o tempo de contribuição, adicionando todas desde julho de 1994 em diante caso você contribua desde essa época.

Caso você não encontre todos esses dados, procure uma agência da Previdência Social para fazer o levantamento detalhado de seus benefícios.

Mudanças

Em 2015, foram estabelecidas novas regras a aposentadoria. Agora será levado em conta os anos de contribuição e os anos trabalhados por cada segurado, essa nova regra se chama 85/95 Progressiva.

Agora também, além da soma dos anos, é necessário que o contribuinte cumpra uma carência que equivale a no mínimo a 180 meses de contribuição para a Previdência.

Se o trabalhador alcançar os anos necessários é possível que ele receba o valor do beneficio integral, a nova lei 85/95 Progressiva ajusta os anos necessários para se obter a aposentadoria de acordo com a perspectiva de vida dos brasileiros.

A nova lei

Com a nova lei até 30 de Dezembro de 2018, será necessário para se aposentar por tempo de contribuição a soma de 85 anos para mulheres e 95 anos para homens, e a partir de 31 de Dezembro de 2018, as idades mudam novamente sendo 86 anos de contribuição para mulheres e 96 anos para homens.

A lei da Aposentadoria Progressiva prevê essa escala de idades ate 2026, sendo assim as mulheres se aposentarão com 90 anos e os homens com 100, logo abaixo um exemplo para entender melhor essa soma:

  • Até 30 de dezembro de 2018: Mulher 85 e Homem 95;
  • De 31 de dez/18 a 30 de dez/20: Mulher 86 e Homem 96;
  • De 31 de dez/20 a 30 de dez/22: Mulher 87 e Homem 97;
  • De 31 de dez/22 a 30 de dez/24: Mulher 88 e Homem 98;
  • De 31 de dez/24 a 30 de dez/26: Mulher 89 e Homem 99;
  • De 31 de dez/26 em diante: Mulher 90 e Homem 100.

Mas lembrando que essas idades são a Soma da Pessoa mais os anos que ela contribuiu ao INSS, como por exemplo, uma mulher com a idade de 53 anos e tiver contribuído durante sua vida de trabalho por 32 anos, ela chegará a soma total de 85 anos e assim, poderá se aposentar com o salário integral.

Um homem de 59 anos que contribuiu ao INSS por 36 anos de trabalho chegara a soma total de 95 anos recebendo o salario da aposentadoria no valor integral.

Aposentadoria Pelo INSS

A aposentadoria pelo INSS ou Previdência Social consiste pela contribuição que assegura o cidadão que ao final da sua jornada de trabalho da vida inteira ele receba um salario para viver na velhice, para isso toda pessoa deve comprovar o tempo de serviço e a sua idade atual.

Com as novas regras da Previdência essas somas agora são feitas de outra forma, por exemplo:

  • Regra 85/95 Progressiva: é a soma da idade mais o tempo de contribuição, não tem idade mínima, e deve ter 180 meses trabalhados para não ter carência;
  • Regra 30/35 anos de contribuição: é o tempo total que o trabalhador contribui, também não tem idade mínima e ter no mínimo 180 meses trabalhados para não haver carência;
  • Regra para Aposentadoria Proporcional: idade mínima para mulher 48 anos e homem 53 anos, tem que ter o tempo total de contribuição de 25 anos mais adicional para mulher e 30 anos mais adicional para homem e também deve ter no mínimo 180 meses de trabalho.

E sempre quando comparecer a uma Agência do INSS leve sempre os documentos necessários como, RG, CPF, Carteira de trabalho, Carnês de Contribuições e o Cartão do Beneficio.

Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por invalidezO beneficio por invalidez se da quando o trabalhador não consegue exercer suas funções trabalhistas e qualquer outro tipo de função.

Nesse caso, ele passara por uma pericia medica agendada pelo próprio cidadão para o INSS se certificar que o individuo é realmente incapaz de realizar sua funções dentro da empresa ou de qualquer outra.

Nas primeiras consultas o trabalhador deve dar entrada ao auxilio doença, que possui as mesmas regras para a aposentadoria por invalidez e só com o devido laudo do médico perito o cidadão passara a ser aposentado definitivamente por invalidez.

Por Idade

Aposentadoria por idadeA aposentadoria por idade é a mais comum nos dias atuais e, se você ainda não sabe como funciona… fique calmo, pois é super simples de entender.

Quando uma pessoa atinge a quantidade mínima de anos de contribuição (e comprova pelo menos 180 meses de trabalho) e idade mínima de 60 anos para mulheres e de 65 anos para homens, ela pode se aposentar por idade.

A não ser para a categoria especial (agricultor familiar, indígena, pescador artesanal e outros), que a idade é reduzida 5 anos e isso vale para homens ou mulheres.

Não se esqueça das regras do INSS para o beneficio, com todos os documentos em mãos você terá sua aposentadoria sem nenhum contratempo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (176 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...